"" Bordados & CIA: 6 Pontos Ideais Para Se Trabalhar com Bordados

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

6 Pontos Ideais Para Se Trabalhar com Bordados

6 pontos que podem bordar quase tudo

 Seis pontos básicos podem bordar quase tudo

São os pontos básicos para bordado livre – quem domina este pontos pode realmente fazer quase tudo! Mas, fazer os pontos corretamente é só uma parte do trabalho, antes temos que preparar tudo. Ao final deste primeiro bloco de seis pontos vamos montar um trabalho – por enquanto vou fazer mistério, mas garanto que vai ficar lindo! Para cada ponto teremos um tutorial, cada um deles com um risco do mesmo tamanho e formato. O primeiro ponto a ser trabalhado será o Ponto Atrás

Só para variar, vou começar a aula passando a tarefa! Estou falando sério, teremos tarefas! A primeira tarefa a ser feita é selecionar o tecido a ser usado. A amostra que estou bordando está sendo feita em algodão cru não muito grosso e eu já separei todo o tecido a ser usado nas seis peças. Então é só cortar 6 pedaços de tecido no tamanho de uma folha de papel A4. A tarefa de hoje é transferir o risco para o tecido. O método usado pode ser o 1° ou o 2° que explicarei a seguir.



Todo cuidado é pouco nesta hora, a qualidade do bordado depende muito da transferência do risco: a melhor bordadeira do mundo não consegue fazer pontos bonitos em um risco mal traçado. O arquivo com o risco a ser transferido para nossa aula pode ser descarregado aqui, clique:  Ponto Atrás Risco1 e Risco2

O método mais simples e mais usado é o de papel carbono. Papel carbono amarelo ou azul, o claro deve ser usado para os tecidos escuros, e papel carbono preto ou azul escuro para os tecidos claros. Aprenda agora mesmo técnicas para se fazer matrizes de bordados.

Comece copiando o risco para um papel de seda ou papel manteiga ‐ é importante que seja um papel macio e fino. O papel vegetal dificulta muito a segunda etapa do trabalho.

Coloque o carbono com a face para baixo sobre o tecido, com o desenho por cima. Acompanhe com um lápis de ponta afiada ou com um boleador, todas as linhas do desenho. É necessário tomar cuidado para fazer pressão somente sobre as linhas do desenho, pois do contrário o carbono pode manchar todo o tecido.


Muita atenção: prenda muito bem os papéis no tecido e cuide de posicionar o risco corretamente – coloque o papel de seda sobre o tecido de modo a visualizar a posição correta e prenda um dos lados com alfinetes. O carbono entra por baixo do papel e só depois do desenho ter sido posicionado.

Dica ótima: um excelente papel carbono para transferir riscos em tecidos claros é aquele que é jogado fora quando são impressos formulários de duas vias em impressoras matriciais – tipo notas fiscais,  holerites. É um carbono sem cera que sai facilmente na lavagem e é o papel carbono que aparece na foto.



Transferência Direta

O desenho pode ser traçado diretamente sobre tecidos finos ou transparentes como organdi, nylon ou seda fina. O desenho deve ser colocado por baixo do tecido e as linhas traçadas com um lápis macio ou canetas próprias para tecido. O uso de caixas de luz pode facilitar bastante este trabalho e possibilitar a transferência de riscos para tecidos um pouco mais grossos que os mencionados acima.


Dica ótima: a tela do computador pode funcionar com uma ótima “mesa de luz” – já risquei um monte de tecidos deste jeito. Essa dica não funciona para notebooks que podem ter a tela danificada pela pressão.

Alinhavo

Em tecidos muito grossos ou texturizados, é difícil traçar ou pintar um desenho. Neste caso, trace o desenho sobre um papel fino, que deve ser alinhavado na posição correta sobre o tecido. Acompanhe cuidadosamente todas as linhas do desenho com pequenos pontos de alinhavo. O desenho deve ser rasgado e removido antes do bordado ser iniciado. Remova também todos os pontos de alinhavo depois de terminar o bordado.

Continue lendo acessando o site logo abaixo.


fonte:http://www.viladoartesao.com.br/blog/6-pontos-que-podem-bordar-quase-tudo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário